INTRODUÇÃO

Para apresentação de trabalho do 2º Semestre buscamos informações, que as descrevemos no desenvolvimento do trabalho escrito e registramos alguns procedimentos em fotos. Todo o conteúdo do trabalho seguiu as metas estabelecidas e cada passo definido, para que a execução obtivesse resultado satisfatório.

Iniciamos com uma breve introdução sobre as pontes, as forças atuantes, o projeto da ponte de macarrão e por fim, o uso dos conhecimentos obtidos. Esse projeto tem por objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos com as pesquisas realizadas, os estudos em sala de aula e no final comparar os resultados. Na realidade constitui de uma pequena fundamentação teórica, todo processo de construção da ponte de macarrão com a justificativa da geometria escolhida; com os cálculos de forças exercidas e com os números de fios em cada viga (tubo/barra); com o dimensionamento e a visualização do trabalho, para análises e futuras pesquisas. 

Sabemos que há registros de construção de pontes desde a antiguidade entre os povos primitivos, porém, há três tipos mais relevantes: em arco, em viga e suspensa. A diferença entre elas é a distância que podem cruzar, ou seja, o vão livre existente. A ponte em viga é a mais antiga entre os três tipos.

Há forças atuantes sobre cada tipo de ponte, em nosso estudo, consideramos as forças normais de compressão e tração (tensão). O projeto da ponte de macarrão deve destacar essas forças para evitar o colapso dos protótipos a serem construídos. A importância da observação da força de compressão em não ultrapassar o limite previsto está na garantia que se evitará uma curvatura da ponte, já na força de tração em não ultrapassar o limite estabelecido está na garantia de se evitar que ocorra a rachadura de sua estrutura. Prevendo as ações dessas forças, há necessidade em dissipá-las por toda a estrutura, em uma maior área possível, sem que nenhum ponto tenha que suportar o impacto da força concentrada.

A construção e teste destrutivo de pontes de macarrão é uma proposta das instituiçõpes de ensino em muitos países, principalmente, de ensino superior para os alunos de Engenharia. É uma das experiências práticas, exercitando os conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio de análises e pesquisas, sendo que o maior desafio é a demonstração de todo o processo de construção da ponte de macarrão, incluindo os esboços do projeto, cálculos utilizados e os ensaios com os protótipos experimentais para a verificação da carga máxima suportada, por fim, a apresentação do protótipo para o teste destrutivo nas dependências da unidade de ensino.

É fato que nesse trabalho não há possibilidades fazer uso de todos os conhecimentos e cálculos necessários, devido a limitação que nós alunos do curso básico temos, portanto, buscamos informações, pesquisas e realizamos experimentos e o uso do raciocínio lógico, para garantir melhor desempenho pelo resultado do quociente da massa suportada pela massa da ponte, antes de sua ruptura.