CONCLUSÃO

Realizamos nosso trabalho em dez semanas, desde a formação da dupla até o término da construção do protótipo, para apresentação e teste destrutivo na Unip. Decidimos para concluir o nosso trabalho, que registraríamos o aprendizado adquirido pelas informações obtidas e o seu significado em nossas vidas.

Foi um desafio que nos motivou a superar nossas limitações e desconhecimento. As informações obtidas nas pesquisas, cálculos, projetos e fabricação da ponte contribuíram para o preparo de nossas vidas acadêmica e profissional. Os conhecimentos adquiridos nos estudos das estruturas e resistências dos materiais nos aspectos conceituais e prática proporcionaram a satisfação em seguir sempre em busca de novos conhecimentos e experimentos.

Quanto ao projeto da ponte de macarrão aprendemos que ela tem mais resistência à tração, por isso, as barras são constituídas de menor número de fios. O oposto ocorre com os tubos que necessitam de maior número de fios para obter maior eficiência, já que sofrem a ação da força de compressão. Aprendemos os conceitos básicos de treliças, flambagem e cisalhamento; calcular as forças atuantes e os números de fios para compor cada viga.

Tiramos a lição, sobre a importância de se realizar trabalho com pessoas comprometidas, que sejam atuantes, desafiadoras, persistentes em busca de seus objetivos, assim, fica a certeza de se obter êxito nas metas estabelecidas e a cumplicidade no resultado. Sabemos que necessitamos de mais conhecimentos, porém, somos eternos aprendizes e a cada nova descoberta fica o prazer em se saber um pouco mais.

Gratificante foi realizar pesquisas em sites e livros, que agregados aos conteúdos passados em sala de aula e os conhecimento obtidos em Física, Química, Desenho Técnico e CGA nos proporcionaram horas de aprendizagem.

Finalizamos nosso trabalho de segundo semestre, na certeza, que esses conhecimentos nos acompanharão e sempre se farão presentes em nossas mentes. Fica a certeza de que podemos sempre melhorar e aperfeiçoar cada vez mais!